O que

“Encontrar a verdade é difícil e o caminho até ela é acidentado. Como buscadores da verdade, o melhor é não julgar e não confiar cegamente nos escritos dos antigos. Deve-se questionar e examinar criticamente o que foi escrito, por todos os lados. É preciso aceitar apenas o argumento e experiências em vez do que qualquer pessoa diz, pois todo ser humano é vulnerável a todos os tipos de imperfeições. Como buscadores da verdade, devemos também suspeitar e questionar nossas próprias ideias ao investigarmos fatos, para evitar preconceitos ou pensamentos descuidados. Sigam esse caminho e a verdade lhes será revelada.” – Ibn al-Haytham

Ignorando certas interpretações da mecânica quântica, podemos dizer com alguma segurança que há apenas uma verdade, mas que há também, no entanto, muitas formas de se entender e de se proclamar a verdade. Em outras palavras, “sempre haverá três verdades: a minha, a sua e a verdadeira.” Pretendo com o Plurivéritas, explorar esse conceito buscando e apresentando diferentes formas de se ver determinada questão. Posso mostrar o lugar comum, posso mostrar o inverso, posso apenas questionar um dos dois e a partir daí começar a enumerar o infinito, porque desde já afirmo que não acredito em dicotomias. Tudo isso, entretanto, não deve aparecer de forma evidente nos artigos, a ideia é escrever artigos despretensiosos e aleatórios sobre temas pretensiosos e aleatórios, de maneira descontraída (não necessariamente leve).

Não quero impor nenhuma verdade, tenho consciência de minhas (ou nossas) limitações. Quero, inclusive, evitar isso, cheguei a pensar até em abrir o blog para outros autores, mas (por enquanto) desisti, porque isso aqui poderia terminar numa infindável flamewar como as que temos testemunhado (e até burramente tomado parte) no Facebook, no Twitter e em outras redes sociais ultimamente. Imagino que, ao longo do tempo, mesmo com apenas um autor e diversos comentaristas (assim espero – e isso é um convite! 😉 ) venham surgir artigos discordantes e até incoerentes uns em relação aos outros.

Anúncios

Comente, por favor.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s