Como cães e gatos

Será que temos que viver sob cartilhas preestabelecidas?! Será que não se pode, por exemplo, ser contra a redução da maioridade penal e a favor do aborto? Será que não se pode ler Veja e Carta Capital? E concordar com ou discordar de ambas? Ou mesmo ora concordar ora discordar de uma ou de outra? Ou achá-las duas porcarias propagandistas. Será que não se pode ser “progressista” em um assunto e “conservador” em outro? Será que é mesmo impossível haver ricos maus e bons, bem como pobres maus e bons?

Será que é mesmo necessário que alguém junte idéias em um pacote fechado para eu propagar ou condenar? Será mesmo necessário, primeiro verificar o discurso do pastor, do líder partidário ou do presidente do sindicato, do articulista ou blogueiro preferido para saber o que eu acho, o que é certo ou o que é errado? Será que preciso de rótulos para ser ouvido ou censurado?

A verdadeira politização não está em se fixar em uma ideologia ou em um pacote de idéias, mas em buscar conhecimento daquilo que lhe é estranho. A verdadeira democracia não está apenas na liberdade de se manifestar, mas principalmente na responsabilidade de ouvir e entender aquele que, a princípio, lhe é discordante.

Que tal encerrarmos essa discussão entre surdos, rasgar essas cartilhas, abandonar essa mesma velha opinião formada sobre tudo? Já passou da hora de parar de “compartilhar” e finalmente responder “No que VOCÊ está pensando?”. Preocupemo-nos mais com o que pensamos do que com o que pensam de nós. Em um universo com quatro dimensões (conhecidas), parece uma enorme limitação viver preso em um eixo apenas com esquerda e direita.

Lição de casa:
Pesquise e responda: A quem interessa que nos mantenhamos como cães e gatos?

Boucherie canine et feline
“Açougue canino e felino.”
Anúncios

Comente, por favor.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s